Esforça-te

Esforça-te

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Podemos ver que o Senhor promete estar conosco em toda a nossa caminhada, em qualquer estação, e Ele fará o que cabe a Ele fazer para que possamos viver uma vida a qual Ele comprou para nós, contudo temos que fazer a nossa parte. Vamos entender esse versículo…

O primeiro comando é esforça-te.

Precisamos nos esforçar = intensificação das forças físicas, intelectuais ou morais para a realização de algum projeto ou tarefa. Esforço é aquilo que se faz com dificuldade e empenho.

A verdade é que realmente temos que “levantar do sofá” e fazer as coisas acontecerem. As mudanças, as conquistas não acontecem sem esforço, e não irão cair do céu. Quanto mais demorarmos em nos esforçar, mais adiaremos em receber os tesouros escondidos nas dificuldades.

Precisamos ter bom Ânimo = uma condição emocional do ser humano, relacionado ao seu “estado de espírito”, humor e temperamento.

Temos total controle sobre as nossas vidas (pensamentos, sentimentos, atitudes) e precisamos ter maturidade para governarmos o nosso ânimo quando ele não estiver BOM. Trazer equilíbrio sobre os nossos sentimentos e não nos deixarmos ser paralisados/roubados por eles.

Nosso esforço (atitudes), nosso ânimo (sentimentos), e nossa confiança Nele são chaves para vivermos suas promessas.

Não temas, nem te espantes = medo, receio, pavor e terror de algo ou de alguma coisa.

Sabemos que quando o home e a mulher pecaram, o primeiro espírito que entra no homem é o espírito do medo etc., e ele sempre se levantará para tentar de nos impedir de vivermos o melhor de Deus para nós. Mas, já o vencemos pelo sacrifício de Jesus na cruz.

“No amor não há medo, ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo…” Se levante para viver uma incrível jornada com Cristo aqui na terra. (1Joao 4:18), (Isa 41:10).

Deixe uma resposta