Comparação

Comparação

Tenho aprendido que quando finalmente superamos algo que nos atormenta, “isso” não nos assombra mais diariamente, contudo, de tempos em tempos o que você superou vai tentar voltar em uma hora oportuna para te atrapalhar e te desviar do seu foco. A chave é não ceder às ameaças de algo que você já conseguiu vencer.

Para mim, muitas vezes foi o hábito de me comparar com os outros, e quantas vezes eu perdi a oportunidade de fazer algo, e vivenciar algo por medo, por inveja, por insatisfação, por vergonha, e a oportunidade simplesmente passou.
Muitas pessoas vencem o hábito de se compararem com os outros, sabendo que cada um tem a sua singularidade, dons, potenciais etc., mas em alguma hora de sua caminhada, elas serão visitadas com o espírito de comparação que nos leva a dois lugares: espírito de inferioridade ou de superioridade.

Em Mateus 18:1-4, vemos essa situação envolvendo os discípulos ao perguntarem quem era o maior no Reino dos céus.
“Naquela mesma hora os discípulos se aproximaram de Jesus, perguntando: Quem é o maior no Reino dos Céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornares como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”.

A comparação (que traz o sentimento de inferioridade) tem a maestria em anular o que você tem de bom, ela desvia o seu foco de você mesmo e embaça os seus olhos para enxergar o que você já conquistou. A comparação não traz um sentimento de encorajamento e nem de crescimento, quando você se compara com os outros, você traz um espírito de desistência, inferioridade e frustração, fazendo com que você desista de continuar…

Quantas vezes deixamos de fazer algo, de viver algo, porque achamos que não iremos conseguir pelo fato de estarmos olhando para outras pessoas, e em vez de superarmos, a desistência nos marca, não permitindo que venhamos crescer.
Seja qual for a estação em que você está vivendo, seja qual for a construção que você sonha em ver concretizado, invista em você, se fortaleça, se alegre, não se diminua diante dos outros, e valorize quem você é.

Deixe uma resposta